Primeiros passos
Tudo começa com os primeiros passos. A nossa capacidade de sair de uma posição estática, parada, para o início do movimento. E na verdade, tudo começa antes, com um impulso, uma vontade, um querer; antes ainda, porque precisamos de força muscular para nos erguermos, levantarmos e andarmos.
Nossos movimentos são condição de sobrevivência e a nossa forma de sobreviver mudou muito ao longo de séculos. Temos maior capacidade para superar adversidades, temos vacinas e medicamentos que combatem doenças e nos ajudam a viver mais.
Vivemos mais, mas precisamos aprender a viver melhor. Produzimos, consumimos, viajamos, aprendemos a modificar tudo ao nosso redor. Evoluímos, mas ainda padecemos de doenças que não conhecíamos e que são, muitas vezes, incapacitantes, que nos impedem de fazer uso do nosso corpo como gostaríamos ou como sempre fizemos. Padecemos do isolamento das angústias por novos objetivos, novos projetos, novas perspectivas. Temos que estar antenados a tudo o que há de novo e perdemos de vista a nossa capacidade de nos descobrir e de aprender a lidar com frustrações.
Estamos esquecendo de nós mesmos, da forma de superar obstáculos e que o melhor remédio para uma derrota é erguer a cabeça e tentar de novo, ou mudar a direção e o foco. O nosso mundo está diferente a cada dia e cada vez mais precisamos contar com pessoas que possam nos ajudar a atravessar as turbulências que enfrentamos. As mãos amigas sempre nos reconfortam.
Tenho uma missão: ajudar as pessoas a superarem seus traumas físicos, seus medos ao enfrentar novos obstáculos impostos por acidentes, doenças que nos impedem de seguir adiante. Muitas são as doenças e muitas são as formas de enfrentá-las.
Esse é um blog que visa compartilhar o conhecimento de algumas patologias e algumas formas de tratamento. Sou fisioterapeuta e esse será meu principal enfoque, mas, sempre que possível, algumas técnicas de tratamento serão abordadas. Meu interesse é o de informar para haver maior conhecimento, melhor qualidade de vida e independência.